Arquivo, para recordar


Arquivo

Alguns acontecimentos para recordar...


22-10-2011
Jornadas Missionárias Diocesanas 2011
Notícia do site do Verbo Divino:

CLIQUE PARA AMPLIAR

A 3ª Jornada Missionária Diocesana (Portalegre-Castelo Branco) realizou-se em Nisa no dia 22 deste mês de Outubro. A Vila e as suas gentes acolheram umas centenas de pessoas, particularmente adolescentes e jovens, vindos de diferentes paróquias desta diocese. Depois das boas-vindas, divididos em três grupos etários, dirigiram-se para três locais de trabalho e reflexão, onde não faltaram dinâmicas de grupo relacionadas com a missão.

A Eucaristia, celebrada no pavilhão desportivo transformado para o efeito, com amor e dedicação, em verdadeira catedral, foi o ponto alto da Jornada. Presidida por D. Antónino, que acompanhou toda a Jornada, foi participada por cerca de 700 pessoas. À noite, uma vigília de oração na igreja do Espírito Santo, bem preparada e vivida, encheu os corações de muitas dezenas de pessoas.

No dia seguinte, dia mundial das missões, na missa presidida pelo bispo diocesano, transmitida pela TVI, D. Antónino recordou que o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, mais do que programas e tarefa, é paixão e vida, despojamento e serviço, testemunho e diaconia libertadora, “a partir de Cristo, com Cristo, como Cristo”.

20 a 22-05-2011
Caminhada Vocacional


Notícia do site do Verbo Divino:
Pelo quinto ano consecutivo, realizou-se a Caminhada Vocacional organizada pelos Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e grupo Diálogos, em Nisa entre os dias 20 e 22 de Maio de 2011. Esta caminhada teve como lema “Dá-me de beber”, tema que confluiu nas “sedes” que sentimos na nossa vida e nas “sedes” que o mundo sente. Estiveram presentes cerca de 50 jovens, de diferentes pontos do país, que foram acolhidos em casas de famílias residentes em Nisa. 

Num espírito de oração, esforço, partilha e alegria constante, a caminhada realizou-se desde o Arneiro até ao Santuário de Nossa Senhora da Graça. Durante o caminho e já no Santuário realizaram-se diferentes momentos de reflexão/partilha sempre acompanhados com cânticos. 

O momento central de domingo foi a celebração da Eucaristia na Igreja Matriz de Nisa onde nos congregamos caminhantes, famílias de acolhimento e a comunidade paroquial de Nisa.

Os laços de amizades que se criaram e os sorrisos e olhares que irradiavam felicidade pelo êxito do esforço que a caminhada nos exigiu foram o lado visível que com Ele ao nosso lado podemos continuar o nosso caminho de samaritanas. “Dá-me de beber”, Senhor pois o caminho é longo e árduo e precisamos de Ti em cada passo que damos.

25-04-2011
Festa da Senhora da Graça

22-04-2011
Via Sacra ao Vivo


19-09-2010
Tomada de posse dos novos Párocos
Notícia do site da diocese:
"

No passado domingo, 19 de Setembro, na Igreja Matriz de Nisa, tomaram posse os Padres Jacinto Baginski (Jacek Cezary Baginski), natural da Polónia e Sebastião José (Sebastian Joseph Koottyanickal), natural da Índia, ambos da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD), que foram nomeados Párocos “in solidum” das paróquias do Espírito Santo de Nisa, Nossa Senhora da Graça de Nisa, São Matias do Cacheiro, São Simão do Pé da Serra, Santa Ana de Santana e Nossa Senhora da Graça de Montalvão, de Santiago Maior de Amieira do Tejo e Nossa Senhora da Graça de Arez, Arciprestado de Ponte de Sor, ficando como Moderador da Equipa o Padre Jacinto Baginsky.

A posse foi-lhes dada pelo Arcipreste de Ponte de Sor, Rev.do Pe. Rui Miguel dos Santos Rodrigues, por delegação do Senhor Bispo, D. Antónino Dias, com a presença do Vigário Geral da Diocese, Mons. Paulo Henriques Dias, e do Provincial dos Missionários do Verbo Divino, Pe. José Antunes da Silva. 

Acompanharam-nos na entrada muitos antigos paroquianos das localidades onde antes trabalharam, entre as quais Almodôvar e Tortosendo, vários sacerdotes da sua Congregação, vindos dessas paróquias, e também de Fátima e de Lisboa, e diocesanos de Portalegre-Castelo Branco, seminaristas e acólitos. De destacar, igualmente a presença maciça do povo de Nisa e das paróquias anexas que encheu por completo o templo.
Nesta manifestação de carinho e apreço, houve a preocupação de incluir um público agradecimento ao Cónego José Dias da Costa pelo trabalho realizado ao longo dos últimos 5 anos, não esquecendo também o Pe. Nuno Folgado, que nos primeiros anos trabalhou a tempo inteiro nestas paróquias.

Os novos párocos, nas palavras que pela primeira vez dirigiram aos seus paroquianos, foram bem claros na disponibilidade, abertura e espírito apostólico de que vêm animados. O importante é fazer a vontade de Deus onde quer que Ele nos coloque.



Depois da leitura da Ata da tomada de posse feita no final da celebração, muitos dos presentes se apressaram a felicitá-los e a desejar-lhes os maiores êxitos nesta vinha que o Senhor lhes preparou.

A mesma alegria se prolongou no lanche-convívio que a paróquia de Nisa preparou para os que vieram de longe, abrindo o convite também a todos quantos participaram na celebração.
"

Sem comentários:

Enviar um comentário