Informações Gerais


Sobre a Zona Pastoral de Nisa




Localização e aspectos geográficos
O concelho de Nisa fica situado no distrito de Portalegre, ocupa uma área de 574,8 quilómetros quadrados. Este concelho apresentava, em 2001, um total de 8585 habitantes. Abrange 10 freguesias.
O concelho é banhado a norte pelo Rio Tejo; a leste faz fronteira com Espanha (rio Sever). Possui um clima marcadamente mediterrânico, caracterizado por uma estação seca bem acentuada no Verão e por uma precipitação irregular.
O relevo não é muito acidentado, destacando-se, contudo, os montes da Senhora da Graça (304 metros), de Assis (229 metros) e o Cimeiro (429 metros).
Como recursos hídricos, destacam-se a ribeira de Figueiró, a ribeira de Nisa, e as termas de Fadagosa de Nisa. Estas permitem o tratamento de doenças reumáticas, recuperação motora, etc.

Economia
No concelho predominam as actividades ligadas ao sector terciário, seguido pelo secundário, na área das indústrias relacionadas com a agropecuária (fabrico de queijos de ovelha e enchidos), e depois pelo primário, com um peso relativamente baixo na economia do concelho.
No que se refere à agricultura, destacam-se o cultivo de cereais para grão, os prados temporários e culturas forrageiras, a vinha, o pousio, o olival, prados e pastagens permanentes. A pecuária mantém alguma importância, nomeadamente na criação de aves, coelhos e caprinos.
Cerca de metade do seu território é coberto de floresta.

Tradições
São diversas as manifestações populares e culturais do concelho, sendo de destacar a feira regional de artesanato, gastronomia e atividades económicas e a festa de Santo António, em Arês, ambas realizadas em Agosto, a romaria de Nossa Senhora da Graça, realizada na segunda-feira de Páscoa, e a festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Montalvão, que tem lugar em Setembro.

História
A ocupação destas terras teve início no período neolítico, existindo vestígios dessa época. Em 1199 D. Sancho I doa a Herdade da Açafa à Ordem do Templo, este território era delimitado, de modo muito sumário a norte pelo Rio Tejo e a sul detinha parte do território dos atuais concelhos de Nisa, Castelo de Vide e parte do território espanhol junto à atual fronteira. Os Templários edificaram uma fortaleza que os defendesse dos mouros e sinalizava a posse desses territórios. Ao mesmo tempo o monarca anuncia a vinda de colonos franceses, que chegaram de forma faseada. Estes fundaram aglomerados populacionais a que deram o nome das suas terras de origem. É neste sentido que surge possivelmente o de Nisa, ou seja sendo os primeiros habitantes oriundos de Nice, ergueram aqui a sua “ Nova Nice” ou melhor dizendo, a Nisa a Nova, que encontramos nos documentos. Assim terão nascido Arez (de Arles), Montalvão (de Montauban), Tolosa (de Toulouse), cidades do Sul de França.
O primeiro Foral foi dado à Vila de Nisa entre 1229 e 1232, pelo Mestre Dom Frei Estêvão de Belmonte. Em 1343, D Afonso IV estava em guerra aberta com o seu genro, Afonso XI de Castela, o que colocava em risco toda esta zona fronteiriça, daí o Mestre da Ordem ter solicitado ao Rei a construção de uma muralha para proteção da população, pedido este que foi aceite. Em 1512 D. Manuel I atribuiu novo Foral à Vila.

Alguns Monumentos
A nível do património monumental e arquitetónico, destaca-se o Castelo da Amieira do Tejo, do século XIV. Este monumento é classificado como Monumento Nacional.
Outros monumentos de interesse: Capela do Calvário,  Capela de Nossa Senhora dos Prazeres. A Anta de S. Gens é um elemento funerário, classificado como Monumento Nacional, integrado num conjunto de quatro monumentos megalíticos.

Igreja
As paróquias da Zona Pastoral de Nisa fazem parte do arciprestado de Ponte de Sor, diocese de Portalegre-Castelo Branco.
A antiga diocese de Portalegre foi criada pelo papa Paulo III em 1549, por desmembramento da diocese da Guarda. A antiga diocese de Castelo Branco foi criada em 1771 por Clemente XIV também a partir da diocese da Guarda (regiões de Castelo Branco e Abrantes). Em 1881, a diocese de Castelo Branco integrou-se na diocese de Portalegre. A designação atual (Portalegre-Castelo Branco) data de 1956.
Em Nisa nasceu o Beato Diogo Pires (Mimoso), um dos mártires do Brasil, companheiro do Beato Inácio de Azevedo (festa a 17 de Julho).

Como chegar a Nisa
Na A1, em Torres Novas, tomar a A23, na direção de Castelo Branco. Sair para o IP2, na direção de Portalegre e Nisa e sair no cruzamento de Arez e Nisa.



Fica uma amostra do que é a nossa bela vila. 


Sem comentários:

Enviar um comentário