quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Família e Catequese

As várias afirmações do magistério da Igreja, incluindo as mais recentes do Papa Francisco, assim como a análise atenta da vida social, colocam no centro da nossa atenção a Família – célula basilar de qualquer sociedade e “Igreja doméstica”.
Saindo ao encontro da importância desta realidade, a catequese paroquial procura estabelecer uma relação de proximidade com as famílias dos nossos catequizandos proporcionando, para o efeito, diversos momentos de encontro com os pais de crianças e de adolescentes inseridos neste processo de transmissão da fé.
Os pais das crianças do 1º ano de catequese

Até agora, realizaram-se duas destas reuniões, nomeadamente com os pais/avós do 1º e do 4º anos de catequese.
A reunião dos pais do IV ano de catequese





Agradecemos a todos os pais que marcaram a sua presença. Acreditamos que o vosso interesse em acompanhar o percurso espiritual e humano que a catequese oferece servirá para estreitar os laços de união e amizade entre todos os que somos envolvidos na formação das gerações mais novas.

Com as vocações no coração

Terminou hoje (quinta-feira – 21 de novembro) a Novena ao Sagrado Coração de Jesus, rezada quotidianamente, antes da eucaristia, na igreja do Espírito Santo. Esta novena, promovida e realizada pelo movimento do Apostolado de Oração, coincidiu, propositadamente, com a Semana de Oração pelos Seminários, tendo, no centro da sua atenção, estas instituições assim como as vocações ao sacerdócio. Durante nove dias, o seu conteúdo incluía, além de outras, a oração pelos seminários.
Agradecemos a iniciativa e desafiamos todos os membros da nossa comunidade paroquial a juntarem-se a esta cadeia de oração, tendo presentes, de um modo particular, o Miguel Serra e o André Beato – os seminaristas da nossa Diocese e naturais de Nisa.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Vigília de Oração pelos Seminários


Na noite de 16 de novembro teve lugar, na igreja do Espírito Santo em Nisa, a vigília de oração, inserida na Semana Nacional de Oração pelos Seminários. Para além dos membros da comunidade que se quiseram agregar à iniciativa, tivemos a alegria de ter connosco os dois seminaristas diocesanos provenientes de Nisa: o Miguel Serra e o André Beato, assim como o Selcilius Nuga - seminarista indonésio da Congregação do Verbo Divino, presentemente no estágio pastoral em Nisa.


A estrutura da vigília, assente em leituras bíblicas e reflexão acerca das diversas vocações, ficou enriquecida com a partilha (cf. os textos separados) dos três, acima mencionados, jovens e embelezada com os cânticos ao cargo do grupo de adolescentes.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Semana dos Seminários - Testemunho do André Beato

Durante esta semana, a Igreja foi convidada a rezar por uma vocação mais específica, nomeadamente pelas vocações sacerdotais. A Igreja centrou os seus olhos nos seminários, seus formadores e seminaristas. Ainda hoje, Deus continua a chamar para dar continuidade ao seu projecto de amor. Chama-nos a nós - seminaristas, não porque temos muitas qualidades ou dons excepcionais mas porque ama e porque esta é a sua vontade.
Estou no seminário dos Olivais, no Patriarcado de Lisboa, e neste primeiro período foi-me pedido pelos responsáveis para estar ligado à Pastoral das Vocações. Esse trabalho resume-se em visitar paróquias da Diocese de Lisboa, onde partilhamos com os jovens e com toda a comunidade um pouco acerca da Vocação. Uma das perguntas mais frequentes que me dirigem é: “Como é que eu senti o chamamento de Deus?”. Eu costumo responder que não tive qualquer aparição, mas que fui percebendo que Deus me chamava ao seminário através de pessoas concretas que foram passando pela minha vida, que foram sinais de Jesus para mim. Muitas vezes, não sabemos onde procurar a voz de Deus e esquecemo-nos que os outros são instrumentos de Deus para nós e que Ele serve-se dos nossos amigos para nos falar.

Ainda vou no início desta caminhada, mas para mim estes dois anos e alguns meses têm sido muito felizes. Tem sido um caminho de descoberta da pessoa de Jesus Cristo - que me ajuda a conhecer-me melhor a mim próprio.

O seminário é “um lugar privilegiado” de encontro com Jesus, pois é nesse encontro; no silêncio e na intimidade com Ele, que vou descobrindo o sentido para a minha vida. No seminário não caminhamos sozinhos, caminhamos em comunidade, onde aprendemos a crescer na comunhão fraterna, no amor a Deus e ao seu povo. Estar no seminário é estar disponível para o que Jesus quiser de mim, por isso coloco-me diante d´Ele tal como Maria diante de Deus: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra.” É na verdade um caminho em que os colocamos e lhe entregamos toda a nossa vida para aquilo que Ele nos pedir.
 André Beato

Semana dos Seminários - testemunho do Miguel Serra

“Para que Cristo se forme em nós.”; é este o tema daSemana dos Seminários deste ano, e também uma definição muito boa da função que tem o seminário. É para que Cristo se forme em nós, que estamos no seminário, para que o nosso olhar seja o olhar de Jesus, para que o nosso coração seja o coração de Jesus, para que os nossos sentimentos sejam os de Jesus. Olhar o povo de Deus com compaixão, amar o Povo de Deus com o coração e sentir o povo de Deus como povo a nós confiado. Mas para isso é preciso fazer um caminho em seminário, tantas vezes alegre e feliz, mas também muitas vezes doloroso, com muito sofrimento, pois para que Cristo se forme em nós, é preciso nós próprios sairmos de nós, deixar de fazer só o que nos apetece, abandonando-nos nas mãos de Deus, fazendo a Sua vontade. A vida de seminário, a vida sacerdotal é então uma entrega total e plena de nós mesmos, da nossa vida, em prol do Reino de Deus, entregarmo-nos por amor ao serviço da Igreja.

 Da minha experiência de seminário, é uma vida muito bela, muito gratificante e muito feliz, pois há mais alegria em dar do que em receber. Só fazendo a vontade de Deus, só respondendo ao Seu chamamento poderemos ser realmente e profundamente felizes, só assim nos realizaremos plenamente como pessoas. Deus tem uma vocação, tem um projecto para cada um de Nós.
Nem todos são os escolhidos para fazer esta caminhada em seminário, mas todos somos chamados a rezar pelos que são escolhidos; cuidar das vocações sacerdotais é uma tarefa directa das comunidades cristãs.


Rezai por nós seminaristas da nossa diocese, para que saibamos sempre discernir a vocação e para que sejamos sempre fiéis à vontade do Senhor. Nós, no seminário, rezaremos por vós e, desta forma, ainda que a 200 km de distância geográfica, estaremos sempre juntos em Cristo que a todos nos une no Seu Amor.


Miguel Pedro Nunes Serra

sábado, 16 de novembro de 2013

XXIII Domingo do Tempo Comum

LEITURA I Mal 3, 19-20a

«Para vós nascerá o sol de justiça»

Leitura da Profecia de Malaquias
Há-de vir o dia do Senhor, ardente como uma fornalha; e serão como a palha todos os soberbos e malfeitores. O dia que há-de vir os abrasará – diz o Senhor do Universo – e não lhes deixará raiz nem ramos. Mas para vós que temeis o meu nome, nascerá o sol de justiça, trazendo nos seus raios a salvação.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 97 (98), 5-9 (R. cf. 9)


Cantai ao Senhor ao som da cítara,
ao som da cítara e da lira;
ao som da tuba e da trombeta,
aclamai o Senhor, nosso Rei. Refrão

Ressoe o mar e tudo o que ele encerra,
a terra inteira e tudo o que nela habita;
aplaudam os rios
e as montanhas exultem de alegria. Refrão

Diante do Senhor que vem,
que vem para julgar a terra;
julgará o mundo com justiça
e os povos com equidade. Refrão


LEITURA II 2 Tes 3, 7-12
«Quem não quer trabalhar, também não deve comer»

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses
Irmãos: Vós sabeis como deveis imitar-nos, pois não vivemos entre vós na ociosidade, nem comemos de graça o pão de ninguém. Trabalhámos dia e noite, com esforço e fadiga, para não sermos pesados a nenhum de vós. Não é que não tivéssemos esse direito, mas quisemos ser para vós exemplo a imitar. Quando ainda estávamos convosco, já vos dávamos esta ordem: quem não quer trabalhar, também não deve comer. Ouvimos dizer que alguns de vós vivem na ociosidade, sem fazerem trabalho algum, mas ocupados em futilidades. A esses ordenamos e recomendamos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que trabalhem tranquilamente, para ganharem o pão que comem.
Palavra do Senhor.


EVANGELHO Lc 21, 5-19
«Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, comentavam alguns que o templo estava ornado
com belas pedras e piedosas ofertas. Jesus disse-lhes: «Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído». Eles perguntaram-Lhe: «Mestre, quando sucederá isto? Que sinal haverá de que está para acontecer?». Jesus respondeu: «Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis: é preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim». Disse-lhes ainda: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terramotos e, em diversos lugares, fomes e epidemias. Haverá fenómenos espantosos e grandes sinais no céu. Mas antes de tudo isto, deitar-vos-ão as mãos e hão-de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasião de dar testemunho. Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa. Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós e todos vos odiarão por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá. Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas».


Palavra da salvação.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O grupo de acólitos acolhe novos membros

Na Eucaristia dominical do dia 10 de novembro de 2013, a comunidade paroquial de Nisa presenciou o ingresso de três aspirantes a acólitos, assim como a investidura de outros dois.

 A cerimónia decorreu num clima de solenidade e de festa. Os mais novos membros do grupo foram “apadrinhados” pelos restantes acólitos que, na mesma celebração renovaram, por mais um ano, os seus compromissos de serviço ao altar.

A todos desejamos perseverança no serviço à Paróquia e uma caminhada de fé, unidos, cada vez mais, ao Senhor Jesus!

A catequese e o nosso Magusto

No passado domingo, dia 10 de novembro às 14h30m, as crianças e os jovens da catequese da paróquia de Nisa, reuniram-se junto ao centro pastoral do Calvário para, em seguida, se dirigirem em grupo, e acompanhadas pelos seus catequistas, até à Ermida de Santo António.
 

A tarde foi bem passada pelas crianças e todos os presentes que aproveitaram e divertiram-se bastante com os jogos, as músicas e as danças.



No fim houve um lanche partilhado por todos. 


O que não pude faltar foi o tradicional café e a bela castanha assada, que fez a delícia de todos.








Os pais das nossas crianças e jovens também participaram no nosso magusto, muitos deles cooperando nas atividades que decorreram ao longo da tarde.






O encontro teve como finalidade a comemoração do dia de São Martinho e teve o intuito de proporcionar às nossas crianças e jovens momentos de convívio e bem-estar, passando uma tarde “diferente”.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Catequese em festa

No Domingo de 27 de outubro, a nossa catequese esteve em festa, nomeadamente através da celebração do acolhimento, pela Comunidade paroquial, das crianças do 1º ano que, assim, vão iniciar uma nova etapa das suas vidas e da sua amizade com Jesus.


Agradecemos às catequistas (Manuela e Rita), a meninos e meninas presentes e a todos os pais que se associaram a esta celebração festiva, assumindo no concreto o compromisso de educar na fé os seus filhos.



Da celebração em si pode-se dizer que foi simples mas, ao mesmo tempo, muito bonita.

Parabéns a todos os envolvidos e votos de continuação de um ótimo ano da caminhada catequética.

sábado, 9 de novembro de 2013

XXXII Domingo do Tempo Comum

LEITURA I 2 Mac 7, 1-2.9-14

«O Rei do universo ressuscitar-nos-à para a vida eterna»

Leitura do Segundo Livro dos Macabeus
Naqueles dias, foram presos sete irmãos, juntamente com a mãe, e o rei da Síria quis obrigá-los, à força de golpes de azorrague e de nervos de boi, a comer carne de porco proibida pela Lei judaica. Um deles tomou a palavra em nome de todos e falou assim ao rei: «Que pretendes perguntar e saber de nós? Estamos prontos para morrer, antes que violar a lei de nossos pais». Prestes a soltar o último suspiro, o segundo irmão disse: «Tu, malvado, pretendes arrancar-nos a vida presente, mas o Rei do universo ressuscitar-nos-á para a vida eterna, se morrermos fiéis às suas leis». Depois deste começaram a torturar o terceiro. Intimado a pôr fora a língua, apresentou-a sem demora e estendeu as mãos resolutamente, dizendo com nobre coragem: «Do Céu recebi estes membros e é por causa das suas leis que os desprezo, pois do Céu espero recebê-los de novo». O próprio rei e quantos o acompanhavam estavam admirados com a força de ânimo do jovem, que não fazia nenhum caso das torturas. Depois de executado este último, sujeitaram o quarto ao mesmo suplício. Quando estava para morrer, falou assim: «Vale a pena morrermos às mãos dos homens, quando temos a esperança em Deus de que Ele nos ressuscitará; mas tu, ó rei, não ressuscitarás para a vida».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 16 (17), 1.5-6.8b.15 (R. cf. 15b)


Ouvi, Senhor, uma causa justa,
atendei a minha súplica.
Escutai a minha oração,
feita com sinceridade. Refrão

Firmai os meus passos nas vossas veredas,
para que não vacilem os meus pés.
Eu Vos invoco, ó Deus, respondei-me,
ouvi e escutai as minhas palavras. Refrão

Protegei-me à sombra das vossas asas,
longe dos ímpios que me fazem violência.
Senhor, mereça eu contemplar a vossa face
e ao despertar saciar-me com a vossa imagem. Refrão


LEITURA II 2 Tes 2, 16 – 3, 5
«O Senhor vos torne firmes em toda a espécie de boas obras e palavras»

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses
Irmãos: Jesus Cristo, nosso Senhor, e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu, pela sua graça, eterna consolação e feliz esperança, confortem os vossos corações e os tornem firmes em toda a espécie de boas obras e palavras. Entretanto, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e seja glorificada, como acontece no meio de vós. Orai também, para que sejamos livres dos homens perversos e maus, pois nem todos têm fé. Mas o Senhor é fiel: Ele vos dará firmeza e vos guardará do Maligno. Quanto a vós, confiamos inteiramente no Senhor que cumpris e cumprireis o que vos mandamos. O Senhor dirija os vossos corações, para que amem a Deus e aguardem a Cristo com perseverança.
Palavra do Senhor.


EVANGELHO – Forma longa Lc 20, 27-38
«Não é um Deus de mortos, mas de vivos»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus alguns saduceus – que negam a ressurreição – e fizeram-lhe a seguinte pergunta: «Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se morrer a alguém um irmão, que deixe mulher, mas sem filhos, esse homem deve casar com a viúva, para dar descendência a seu irmão’. Ora havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem filhos. O segundo e depois o terceiro desposaram a viúva; e o mesmo sucedeu aos sete, que morreram e não deixaram filhos. Por fim, morreu também a mulher. De qual destes será ela esposa na ressurreição, uma vez que os sete a tiveram por mulher?». Disse-lhes Jesus: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento. Mas aqueles que forem dignos de tomar parte na vida futura e na ressurreição dos mortos, nem se casam nem se dão em casamento. Na verdade, já não podem morrer, pois são como os Anjos, e, porque nasceram da ressurreição, são filhos de Deus. E que os mortos ressuscitam, até Moisés o deu a entender no episódio da sarça ardente, quando chama ao Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob’. Não é um Deus de mortos, mas de vivos, porque para Ele todos estão vivos».

Palavra da salvação.

sábado, 2 de novembro de 2013

XXXI Domingo do Tempo Comum

LEITURA I Sab 11, 22 – 12, 2
«De todos Vos compadeceis, porque amais tudo o que existe»

Leitura do Livro da Sabedoria
Diante de Vós, Senhor, o mundo inteiro é como um grão de areia na balança, como a gota de orvalho que de manhã cai sobre a terra. De todos Vos compadeceis, porque sois omnipotente, e não olhais para os seus pecados, para que se arrependam. Vós amais tudo o que existe e não odiais nada do que fizestes; porque, se odiásseis alguma coisa, não a teríeis criado. E como poderia subsistir, se Vós não a quisésseis? Como poderia durar, se não a tivésseis chamado à existência? Mas a todos perdoais, porque tudo é vosso, Senhor, que amais a vida. O vosso espírito incorruptível está em todas as coisas. Por isso castigais brandamente aqueles que caem e advertis os que pecam, recordando-lhes os seus pecados, para que se afastem do mal e acreditem em Vós, Senhor.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 144 (145), 1-2.8-9.10-11.13cd-14 (R. cf. 1)


Quero exaltar-Vos, meu Deus e meu Rei,
e bendizer o vosso nome para sempre.
Quero bendizer-Vos, dia após dia,
e louvar o vosso nome para sempre. Refrão

O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade.
O Senhor é bom para com todos
e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas. Refrão

Graças Vos dêem, Senhor, todas as criaturas
e bendigam-Vos os vossos fiéis.
Proclamem a glória do vosso reino
e anunciem os vossos feitos gloriosos. Refrão

O Senhor é fiel à sua palavra
e perfeito em todas as suas obras.
O Senhor ampara os que vacilam
e levanta todos os oprimidos. Refrão


LEITURA II 2 Tes 1, 11 – 2, 2
«O nome de Cristo será glorificado em vós, e vós n’Ele»

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo 
aos Tessalonicenses
Irmãos: Oramos continuamente por vós, para que Deus vos considere dignos do seu chamamento e, pelo seu poder, se realizem todos os vossos bons propósitos e se confirme o trabalho da vossa fé. Assim o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós n’Ele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. Nós vos pedimos, irmãos, a propósito da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo e do nosso encontro com Ele: Não vos deixeis abalar facilmente nem alarmar por qualquer manifestação profética, por palavras ou por cartas, que se digam vir de nós, pretendendo que o dia do Senhor está iminente.
Palavra do Senhor.


EVANGELHO Lc 19, 1-10
«O Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus entrou em Jericó e começou a atravessar a cidade. Vivia ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe de publicanos. Procurava ver quem era Jesus, mas, devido à multidão, não podia vê-l’O, porque era de pequena estatura. Então correu mais à frente e subiu a um sicómoro, para ver Jesus, que havia de passar por ali.
Quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa». Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria. Ao verem isto, todos murmuravam, dizendo: «Foi hospedar-Se em casa dum pecador». Entretanto, Zaqueu apresentou-se ao Senhor, dizendo: «Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais». Disse-lhe Jesus: «Hoje entrou a salvação nesta casa, porque Zaqueu também é filho de Abraão. Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido».

Palavra da salvação.